Copyright © Dando Asas
Design by Dzignine
segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Técnicas para relaxar!

Oi gente!
Hoje eu vim fazer um post um pouquinho diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui! Quem me conhece sabe que eu sou bastante nervosa (chego a desmaiar de nervosismo) e ansiosa, por isso, eu sempre fico pesquisando, na internet, técnicas pra relaxar e eu resolvi reunir elas aqui pra ajudar alguém que sofra com isso também! Vamos ver?

1. Fazer contagem regressiva olhando para cima.



Parece bobo, mas é uma técnica que me ajuda muito! Ela serve principalmente durante aquelas horas que você tem tanta coisa na cabeça que até se perde no meio dos próprios pensamentos, daí você não consegue se concentrar em nada direito. A técnica faz com que a gente desacelere a mente, para que seja mais simples concentrar a mente em um pensamento só.

2. Anotar as preocupações em um caderno.



Bom, a ideia é anotar todas as suas preocupações em um caderno, para que o seu cérebro entenda que você tem que resolver um problema de cada vez, por isso, do mesmo jeito que no item anterior, você consegue concentrar o pensamento em uma coisa de cada vez. O que eu faço: Comprei uma agenda escolar e, como minha maior preocupação são as provas, trabalhos e coisas relacionadas à faculdade, eu anoto tudo o que tá marcado na agenda e organizo que dia eu vou estudar tal matéria. (Por exemplo: Eu tenho prova de química na quarta e de física na sexta, daí eu me organizo pra estudar no domingo e na terça química e na quarta e na quinta física). Está funcionando super certo pra mim, por que quando eu começo a ficar ansiosa, achando que não vai dar tempo, eu lembro que está tudo planejado e que, se eu seguir o que eu escrevi, eu vou conseguir fazer tudo o que eu tenho que fazer.

3. Controle da respiração.



Essa técnica eu aprendi com o meu psicólogo. Ele diz que é importante você praticar essa respiração, para que você lembre ao seu corpo que é VOCÊ que está no comando. Para você fazer o controle da respiração, você deve inspirar pelo nariz, segurar o ar por um pequeno intervalo de tempo e soltar o ar pela boca contraindo o estômago (essa parte é importante, pois, segundo o psicólogo, o estômago é o órgão do controle). Eu recomendo fazer essa respiração quando você está se sentindo muito nervosa(o) ou ansiosa(o) e perde o controle dos seus pensamentos, perdendo também o controle da respiração ou quando você tem um tempinho livre em casa, você procura "músicas para relaxar" no youtube e coloca alguma com barulho de floresta, aí você se concentra na música e faz a respiração.

4. Distensionamento dos músculos.

Quem é nervoso sabe que é normal sentir os músculos da perna, costas e pescoço bem tensionados. Então, eu também aprendi com o meu psicólogo, uma técnica para distensionar esses músculos. Para isso, você procura "músicas para relaxar" ou "músicas para meditar" no youtube e coloca pra escutar, aí você fecha os olhos (opcional) e fica na posição mais confortável pra você (pode ser em pé, deitado, sentado...). Depois disso, você começa a fazer a técnica propriamente dita, ou seja, você vai tensionar os músculos que você quer distensionar por 10 segundos e depois solta bem devagar, sentindo exatamente o que você está fazendo e realiza a respiração descrita no item anterior 3 vezes, com o corpo relaxado. Depois recomece o procedimento, realizando cada ciclo 3 vezes pra cada músculo. Alongamentos também podem ajudar, caso você não esteja com tanto tempo!

Eu espero que vocês tenham gostado do post, acho super útil e espero ter ajudado alguém com essas dicas! Lembrando que isso funciona para mim e pode não funcionar pra você! Qualquer dúvida, vocês podem deixar um comentário aqui no post ou mandar um email para contatodandoasas@gmail.com que eu vou adorar responder. Ah e se esse post te ajudou me deixa ficar sabendo também!
Beijinhos,
Vic!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...